Profotos . Maracatu Rural
Histórias Banco de Imagens



MARACATU RURAL

Caboclos de Lança na Zona da Mata Pernambucana





 

 




 

 




 

 



 

 

Originário da região canavieira da Zona da Mata de Pernambuco o Maracatu Rural. ou Maracatu de Baque Solto ou de Orquestra, é uma tradição recente (século XIX) e tem possível origem nos grupos chamados "cambindas" - brincadeira em que os homens travestem-se de mulheres. Conta-se que Mateus e Catirina, personagens mais conhecidos dentro do folguedo, estavam perdidos na floresta, famintos e com sede, quando foram salvos por um caçador e sua mula Calu. O caçador tornou-se amigo de Mateus e Catirina e passou a visitá-los. Quando isso acontecia, o casal organizava uma festa em seu louvor, na qual a dança e a música tomavam conta da fazenda. Essa festa teria sido o início do maracatu rural.

 

MaracatuRural©LiliaTandaya


Para a pesquisadora Katarina Real, o maracatu rural é "uma fusão de elementos de vários folguedos populares existentes no interior de Pernambuco: pastoril, baianas, cavalo-marinho, caboclinho, folia de reis..."


 



MaracatuRural©LiliaTandaya


 

 

MaracatuRural©LiliaTandaya

 

 


Em Nazaré da Mata existem cerca de 30 grupos de Maracatu de Baque Solto. Nessa região canavieira, os cortadores de cana trocam as enxadas, as roupas de trabalho e os chapéus de palha do dia-a-dia pelas fitas coloridas das lanças dos caboclos, personagem mais conhecidos do folguedo. Sua indumentária, que chega a pesar 25 quilos, confere-lhes um aspecto de grande imponência. Personagens místicos do maracatu, os lanceiros representam a figura do guerreiro de Ogum.

 

 




 







 


 


 

 

 

Caboclos de Lança empunham lanças compridas de cerca de 3Ocm, em madeira torneada e com a ponta aguda, a seguram com as duas mãos e brincam para cima, para baixo, para os lados, abrindo espaço na multidão, enquanto correm, saltam e dançam.

 

 

 





 

MaracatuRural©LiliaTandaya

 



O ritmo rápido do Maracatu Rural é dado pela percussão... Chocalhos, surdos, taróis, cuícas, gonguês e ganzás.

 


MaracatuRural©LiliaTandaya MaracatuRural©LiliaTandaya


 

 Caboclos de Pena ou Tuxáus usam um capacete grande, com penas tingidas de cauda de pavão e fitas largas.

 





 


O cortejo desfila num círculo compacto, tendo ao centro o estandarte, o Rei e da Rainha, a Porta-Bandeira ou Baliza, a Dama do Paço,
rodeado por Baianas, Damas-de-Buquê com ramos de flores de goma, Boneca (Calunga) e Caboclos de Pena, rodeando este primeiro círculo vêm os Caboclos de Lança.

 

 



 

 



 

 






 

 



Banco de Imagens
Maracatu Rural

Projeto Ritmos e Cores dos Brincantes
Maracatu Cambinda Brasileira

Maracatu de Alhandra

 

 

 


Histórias
  .  Abrolhos   .  Círio   .  Caminito del Rey   .  Festa Junina   .  Iemanjá   .   Igatu   .  Juazeiro   .  Mangal das Garças   .  Manguezal em Bragança   .  Manguezal em Caravelas   .   Maracatu Rural   .  Noronha   .  Oxóssi   .   Pesca na Bahia   .  Pesca no Pará   .  Pesca de Tainha   .   Pororoca   .   Povo Pataxó   .  Projeto Vieiras   .  Rendeiras   .  Ritmos e Cores   .  Rodeio   .  



©  Lilia Tandaya
contato@profotos.com.br
2007-2018

Termo e Condições d Uso das Imagens