xx
LIXO E SOCIEDADE

O Lixo

Problemas e Soluções

Reduza, Reutilize, Recicle

Sistemas de Coleta

Sistema de Manejo

Coleta Seletiva
            Simples
            Multi-Seletiva

Reciclagem

Compostagem

RECICLAGEM

   Reciclar é possibilitar que um material já usado, separado de acordo com a sua origem, retorne ao ciclo de produção, e volte a ser utilizado.
   A Separação do Lixo, através da coleta seletiva, em materiais que podem ser reciclados é a única maneira de poupar os recursos naturais e proteger o meio ambiente da difícil decomposição.
 Após serem separados os Materiais Recicláveis passam por um reprocessamento voltando para o ciclo de produção e sendo consumidos novamente.


Papéis
Papéis - Cerca de 25% do lixo das casas brasileiras um dia foram árvores, ou seja, são compostos de papel, cuja matéria-prima é a celulose. Caixas de papelão, jornais, revistas, impressos em geral, fotocópias, papel timbrado, envelopes e cartões, são materiais recicláveis. Detergentes e solventes retiram a tinta. O papel se transforma numa pasta. As impurezas são removidas com uma serie de lavagens. A pasta é misturada com cloro, que a torna branca. Ë reaproveitada depois de secar. Então poderão ser reutilizados na confecção, por exemplo, de agendas, livros, cadernos e pastas.
Para fazer uma tonelada de papel são derrubados cerca de vinte eucaliptos que demoram sete anos para crescer. Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores, economiza 2,5 barris de petróleo, cerca de 100 mil de água e 5 mil KW de energia elétrica.

Plásticos
Plásticos - Existem 07 famílias de plásticos que para serem reciclados é melhor que estejam separados:
1. PET (polietileno tereftalato) - garrafas de refrigerante
2. PEAD (polietileno de alta densidade) - engradados de bebidas, baldes...
3. PVC (cloreto de polivinila) - tubos de conexão, detergentes
4. PEBD (Polietileno de baixa densidade) - sacos, frascos flexíveis
5. PP (polipropileno) - embalagens de massas, biscoitos
6. PS (poliestireno) eletrodomésticos, copos descartáveis
7. Outros - como o PC (policarbonato)
Podem der separados inicialmente em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. São cortados em pequenos pedaços e derretidos com resina de petróleo. Cerca de 15% do plástico consumido no Brasil retornam à produção como matéria-prima, 60% dos resíduos industriais e 40% do lixo urbano.


Vidros

Vidros - Os produtos de vidro devem ser separados por tipo e cores. O vidro usado retorna às vidrarias, onde é lavado, triturado e misturado com mais areia, calcário, sódio e outros minerais. Tudo é derretido em fornos com temperatura de até 1500 ºC. Depois se transformam em novos copos, garrafas e embalagens. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas porque a sua composição química não permite. A reciclagem de vidro reduz em 32% o consumo de energia em relação a produção de vidro novo. Com energia economizada na reciclagem de uma garrafa de vidro dá para manter uma lâmpada de 1000 watts ligada por quatro horas.

Metais

Metais - Existem muitos tipos, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro (Utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis estruturas de edifícios, latas de alimentos e bebidas), e os não-ferrosos (Alumínio - Latas de bebidas, esquadrias; Cobre - Cabos telefônicos e enrolamentos elétricos, encanamentos; Chumbo - Baterias de carros, lacres;Níquel - Baterias de celular; Zinco - Telhados, Baterias).
Os materiais ferrosos podem ser facilmente separados dos demais através de uma máquina com imã que atrai os objetos de aço.
As latinhas de alumínio são prensadas e misturadas em fornos com o metal bruto. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% de energia e a retirada de 5 toneladas do minério de bauxita da terra
.

Fonte: Cempre/ Recicloteca

© 2004-2009 Desenvolvimento Lilia Tandaya