RECURSOS NATURAIS

Estoque e Gestão

Água
Pesca
Madeira
Minérios


Disponibilidade das Reservas

    Atualmente já se sabe que os recursos naturais podem acabar se não contribuirmos com a natureza, dando o tempo e as condições necessarias para que ela mantenha os estoques em equilíbrio.
    O que ainda não se sabe é qual o limite que podemos dispor dos recursos sem prejudicar o equilíbrio do sistema para manutenção da reserva.

    Os principais recursos naturais cujo consumo é essencial para os padrões de vida humano são:
- Água
- Ar
- Madeira
- Minerais
- Petróleo


Os Instrumentos para Gerenciar

    Para o gerenciamento dos recursos, de forma participativa, integrada, descentralizada e eficiente, é necessário ter um programa de gestão que implica na utilização de vários instrumentos, tais como:

DIAGNÓSTICO:
Realizar levantamentos de dados sobre a situação dos recursos, identificando a disponibilidade na natureza, o uso e às necessidades sociais e/ou governamentais.

PLANEJAMENTO:
Visa desenvolver planos de ação para adequar o uso, controle e preservação dos recursos às necessidades sociais e/ou governamentais identificadas nos diagnósticos. É importante nesse momento definir quem serão os atores sociais responsáveis pela operação, monitoramento e manutenção do programa.

OPERAÇÃO:
O primeiro passo para implantação do programa é ter o envolvimento dos atores socias, e então é iniciada a execução dos planos de ação.

MONITORAMENTO:
Tem a função de realizar o acompanhamento dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos, fornecendo informações para auxiliar a tomada de decisão de implementação na operação.

MANUTENÇÃO:
É importante realizar estudos da situação física das estruturas dos recursos, verificar a necessidade de recuperação definindo planos de conservação para as referidas estruturas.

APOIO A ORGANIZAÇÃO DOS USUÁRIOS:
Conscientizar/educar os usuários para que de forma organizada possam gerenciar, com o apoio técnico, os bens da natureza.

    A utilização destes instrumentos tem por finalidade a implamentação de um sistema gerencial que integre as ações dos diversos órgãos públicos e sociais que atuam no setor, e que seja capaz de fornecer informações para a tomada de decisão com o objetivo final de promover de forma coordenada o uso, controle e preservação dos recursos.


© 2004-2009 Desenvolvimento Lilia Tandaya